A História do Encontro Matrimonial Mundial
NOSSAS RAÍZES CATÓLICAS
Encontro Matrimonial foi concebido em 1952, quando um jovem sacerdote espanhol diocesano Laborer, Pe. Gabriel Calvo, começou a desenvolver uma série de conferências para os casais. O foco estava no desenvolvimento de uma relação aberta e honesta dentro do casamento e sobre como viver esta relação sacramental no serviço dos outros. Os participantes foram convidados a refletir sobre si mesmos como indivíduos, em sua relação com o outro e sobre a sua relação com Deus. Cada apresentação terminava com uma pergunta para encorajar os casais a olhar os conceitos apresentados aplicados a seu próprio relacionamento. Durante cerca de 10 anos, “Os Casais Equipes de Pio XII” – como as equipes chamadas – viajaram por toda a Espanha com esta série de palestras para casais.
Calvo entendeu que a forma como um casal se comunica determina a qualidade de seu relacionamento. Ele os encorajou a se envolver em conversa íntima e confiante, que ele chamou de diálogo. Em vez de falar sobre Deus ex-cathedra, Pe. Calvo ajudou casais para experimentar o amor de Deus em suas vidas, em seu compromisso de amar, na riqueza e fragilidade de seu relacionamento conjugal. Era algo brilhante e revolucionário.
Em 1962, o Pe Calvo apresentou as palestras como um retiro de Fim de Semana para 28 casais em Barcelona e esta experiência rapidamente se espalhou por toda a Espanha como Encontro Conjugal. Jamie & Mercedes Ferrer, um dos primeiros casais envolvidos com as apresentações, foi à Reunião da Confederação Internacional de Movimentos Familiares Cristãs (ICMFC) em Caracas, Venezuela, juntamente com o P. Calvo, em 1966. Lá que Encuentro Conjugal foi introduzido nas Américas; ele rapidamente se espalhou para outros países da América Latina e para casais de língua espanhola nos Estados Unidos.
No encerramento da Convenção Movimento Familiar Cristão (MFC) na Universidade de Notre Dame em agosto de 1967, um casal de mexicanos, Alfonso Gomez & Mercedes-Benet, um padre Maryknoll Missionário da Cidade do México e o Pe. Donald Hessler, MM, obteveram permissão de Pat & Patty Crowley, os fundadores da MFC, para apresentar o Fim de Semana a sete casais que falavam inglês assim como alguns sacerdotes. Robert & Mary Munson estavam entre os casais. Quando eles voltaram para a Flórida levando as notas de Pe. Calvo que eles tinham traduzido para o inglês, nasceu o Fim de Semana nos EUA ,entre os dois grupos de língua inglesa e espanhola. Em 1968, 50 casais e 29 sacerdotes aceitaram o convite para participar de finais de semana. Em um Fim de Semana em Nova Jersey, em outubro de 1968, um dos sacerdotes presentes foi o P. Chuck Gallagher, S.J, um orientador de retiro de jovens. Ele estava à procura de uma experiência para casais de noivos e tinha vindo com a intensão de tomar notas detalhadas. Com o evoluir do Fim de Semana ele percebeu o poder do programa e começou a sonhar com seu futuro.
Em janeiro de 1969, muitos casais e sacerdotes dos Estados Unidos participaram de fins de semana. Um casal de Nova Jersey, Jamie & Arline Whalen, reuniu estes casais e sacerdotes com duas ou mais dessas experiências, já chamadas de Fim de Semana do Encontro Matrimonial. Uma Comissão Executiva Nacional foi formada, com Jamie & Arline como o primeiro casal executivo. O Encontro Matrimonial permaneceu filiado ao MFC. Uma segunda reunião do Conselho foi realizada em 1969, em Notre Dame, em conjunto com a Convenção do MFC. A primeira tarefa do Conselho foi desenvolver diretrizes para o encontro do Fim de Semana Matrimonial e coordenar a expansão do movimento nos Estados Unidos e Canadá.
O Movimento estava crescendo rapidamente na diocese de Rockville Center, New York, sob a liderança de Edward & Harriet Garzero, Casal Presidente do MFC, e Pe. Chuck Gallagher. Até essa altura, as palestras do Fim de Semana foram informalmente organizadas e apresentadas a partir das notas do Pe. Calvo. O genialidade de Gallagher foi dar a esta experiência um roteiro, uma espécie de matriz que permitiu a multiplicação do Fim de Semana em grande escala sem depender de uma pessoa ou um pequeno grupo de conduzi-lo. Em colaboração com os Campbells e alguns outros casais, Pe. Gallagher formalizou o conteúdo do roteiro muito concretamente a partir dos exercícios espirituais de Santo Inácio e propôs o primeiro bosquejo para os Fins de Semana do Encontro Matrimonial. A experiência começava com a fase de purificação através da consciência de si mesmo, o que faço e não faço. A importância dos sentimentos a serviço da comunicação foi se tornando mais evidente e então uma palestra para desenvolver este conceito foi adicionada ao Fim de Semana. Pe. Gallagher observou que quando se está consciente dos sentimentos, todas as outras formas de comunicação são enriquecidas.
Através da abordagem do Fim de Semana, ele convidava os cônjuges a se abrirem para os outros e para ser verdadeiros companheiros. Isso reflete o espírito da forma de comunicar de Santo Inácio, que falava da necessidade de cada um de nós ter alguém em quem confiamos completamente, alguém que nos ama incondicionalmente. Os casais são convidados a se render ao amor de seu cônjuge e de confiar. Como Santo Inácio, Pe. Gallagher ofereceu-nos dois padrões: o plano de Deus e o plano do mundo, e pediu aos participantes para escolher entre elas. Além disso, os participantes são desafiados a enfrentar a realidade da morte.
Finalmente, o domingo foi organizado dentro do espírito de forma iluminadora. É um vislumbre da Igreja, povo de Deus, como Deus o vê. Pe. Gallagher chamou o FDS de “curso intensivo de comunicação”. Graças à ferramenta do bosquejo, o Fim de Semana começou a se espalhar rapidamente nos EUA.
Durante este período de gestação e crescimento, as diferenças de abordagem e filosofia começaram a surgir entre Pe. Gabriel Calvo e Pe. Chuck.Gallagher. Inicialmente, “O Encontro” era um movimento ecumênico, Cristão, mas não-denominacional. Esta foi a opção escolhida pelo P. Calvo que o via como um benefício para casais de todas as religiões. Como o Fim de Semana foi conectado com o MFC, não foi oferecido somente onde o MFC estava estabelecido. Os casais MFC que frequentaram estes Fins de semana não foram incentivados a valorizar adequadamente os seus sentimentos, o que, por vezes teve o resultado de levá-los a discussões acaloradas. Além disso, o diálogo foi visto como um remédio para ser usado em caso de problemas, em vez de um estilo de vida.
Pe. Gallagher tinha outras idéias. Ele teve uma visão de Encontro Matrimonial como um Movimento Católico Romano. Ele viu que o diálogo diário, sob a forma de partilha de sentimentos, poderia ser a base de um novo estilo de vida de comunicação. O objetivo do Fim de Semana não seria somente para renovar casamentos individuais, mas para renovar comunidades eclesiais. Por último, mas não menos importante, Pe. Gallagher propôs uma expansão independente do MFC. Tudo isso causou uma divisão entre os casais e sacerdotes ativos no movimento na época.
Houve várias tentativas de reconciliação entre os dois grupos, mas em 1969, a liderança do Encontro Matrimonial de Long Island de Nova York foi separada do Conselho Nacional. O movimento original do P. Calvo era conhecido como “Encontro Nacional de Matrimonial” e o grupo New York, originalmente chamado “Encontro Matrimonial Católico” era reconhecido como Encontro Matrimonial Mundial. Hoje, ambos os grupos existem como duas expressões diferentes do Encontro Conjugal original do P. Gabriel Calvo.
O símbolo Encontro Matrimonial Mundial foi criado em 1969 por Dennis Wheeler e Pe. Chuck Gallagher. Os anéis de casamento entrelaçados representam marido e mulher, a cruz representa Cristo e da Igreja, o coração simboliza a vida e o amor. A canção dos Seekers “Eu nunca vou achar outro você,” também conhecido como “Há, um Mundo Novo em algum lugar “, foi adotado como a canção oficial da Encontro Matrimonial Mundial.
Em 1969, casais de Nova Iorque espalharam o Fim de Semana para Buffalo, Nova York, e Sioux City, Iowa. Em 1970, eles levaram a experiência para Grand Forks, North Dakota. O primeiro treinamento da equipe ou experiência “Profundo” também foi oferecido em 1970. Diálogo Diário e a partilha de sentimentos foram reconhecidos como os pilares importantes do Fim de Semana. Houve uma forte ênfase no desenvolvimento de uma “comunidade” Encontro Matrimonial para fornecer suporte para viver os valores ensinados no Fim de Semana, especialmente para o “diálogo”. Além disso, a renovação do sacramento do matrimônio era vista como um meio para renovar a Igreja Católica, como incentivado pelo Concílio Vaticano II. O Conselho promoveu a idéia de que o povo de Deus também deve participar do trabalho da Igreja e este tornou-se uma parte da aventura e, casais e sacerdotes foram convidados a jornada conjunta em missão. A ênfase na catolicidade do Fim de Semana começou a crescer.
Embora Encontro Matrimonial Mundial estivesse se desenvolvendo em uma experiência Católica Romana, os casais de outras religiões eram tradicionalmente bem-vindos. Já em 1969 foram reservados um número de vagas, em cada Fim de Semana, para os casamentos mistos e casais de outras religiões. Muitos desses casais reconheceram o potencial do Fim de Semana para a renovação em suas próprias denominações religiosas. Em 1971, o Fim de Semana foi introduzido para as religiões judaica e episcopais. Encontro Matrimonial dava suporte a todo mundo, desde o apoio financeiro inicial até orientação para o crescimento nessas outras denominações.
No outono de 1971, a Encontro Matrimonial Católico tomou a decisão de difundir a experiência para as dez cidades mais católicas nos Estados Unidos. Equipes viajaram para lugares novos com a garantia de recursos financeiros, treinamento e pessoal de apoio provido pela família de Nova York, até que a nova unidade pudesse se sustentar. A única condição era que uma vez que a área fosse auto-sustentável a mesma assistência será dada por ela a outras áreas. Até dezembro de 1971, o Fim de Semana havia atingido a costa oeste dos Estados Unidos em Simi Valley, Califórnia. Em 1972 organização nacional começou a assumir a organização por regiões.
Pe. Guido Heyrbaut, um sacerdote diocesano da Bélgica, estava em missão nos EUA para o Cardeal Suenens. Frequentou o Fim de Semana em janeiro de 1972. Imediatamente depois, ele participou de um Fim de Semana Profundo em Long Island na companhia do Padre Mike Hickey da Inglaterra e Pe. Paddy Colleran da Califórnia. Assim começou a expansão internacional do Fim de Semana Católico. Fins de Semana foram apresentados na Bélgica e, em seguida, na Inglaterra. Chile, Índia, França e Irlanda foram adicionados em 1973. Em 1974, a expansão atingiu Austrália, França, Japão, México e Alemanha. Nesse mesmo ano, fins de semana também foram apresentados em espanhol, em San Antonio, Brooklyn, Los Angeles e Puerto Rico.
O termo Encontro Matrimonial Mundial foi usado pela primeira vez após a expansão internacional que começara, e, em 1975, a primeira Convenção Mundial foi realizada na Universidade St. John, em Nova York. Milhares de casais e dezenas de sacerdotes de todo o mundo fez, como Encontro Matrimonial, uma peregrinação a Lourdes e Roma naquele mesmo ano. Em 1975 fins de semana também foram oferecidos em Espanha, Indonésia, Brasil e Japão.
En 1976, os líderes europeus do EMM reuniram-se em Londres com Jim & Barbara de Nova York, equipe responsável pela expansão nos EUA. Eles compartilhavam seu sonho e fez planos para realizá-lo com o P. Mike Hickey de Londres, Pe. Stephan Kusan de Zagreb e De Hondts com Pe. Guido Heyrbaut de Bruxelas. Este foi o início do primeiro Secretariado Europeu. Nestas reuniões iniciais, o carisma do Fim de Semana do Encontro Mundial Matrimonial foi ficando mais claro para todos. O sonho desses pioneiros não era simplesmente para melhorar a relação de alguns casais e sacerdotes, mas para fazer uma contribuição duradoura para a Igreja através da renovação dos sacramentos do Matrimônio e Ordens Sacras. Eles não pensaram o EMM como “multinacional”, porque os sacramentos pertencem à Igreja Católica que é -. Aberta para o mundo todo. “A propagação do Fim de Semana para outras religiões continuou também e um Conselho Inter-religioso foi organizado nos Estados Unidos em 1976 por uma questão de comunicação e apoio.
O EMM ” amadureceu o consenso sobre seus dois aspectos inseparáveis: o Fim de Semana e a Comunidade. O Fim de Semana é o lugar onde se reflete a vida de uma comunidade de fé e de pertencer a outros. A Comunidade é o lugar para ajudar a viver o Fim de Semana, a fim de continuar a oferecê-lo. Tudo isso estava alinhado com o pensamento do Papa Paulo VI que, em 1976, disse: “Para ser colocado em contato com a boa notícia, o mundo precisa, não as pessoas que ensinam, mas testemunhas que compartilham suas vidas.”
A primeira revisão internacional das idéias foi realizada em 1976, em Nova Jersey, com a presença de casais e sacerdotes do México, Porto Rico, Chile, Brasil, Paraguai. Havia também casais e padres da Europa, Ásia e Austrália. A tendencia de formar uma espécie de Conselho Internacional foi consolidada no final da reunião. A decisão de divulgar a experiência Encontro Matrimonial Mundial para outras partes do mundo levou casais e sacerdotes em Estados Unidos a reconhecer também que a governança do movimento deveria refletir o potencial internacional.
Em 1977, uma experiência piloto estabeleceu reuniões regulares na Europa. Por causa do sucesso dessas reuniões, com a integração dos diversos países em encontros face a face, uma decisão foi tomada para estudar a possibilidade de avançar para um organismo de coordenação internacional. Uma comissão ad hoc foi criada inicialmente composta por representantes do México, Peru, Europa, Canadá, Filipinas, Austrália e alguns membros do Conselho Nacional dos Estados Unidos. Estes representantes reuniram-se com todo o Conselho Nacional em Setembro / Outubro de 1978.
Europa propôs que os países com comunidades bem estabelecidas deveriam deixar de ser consideradas áreas de extensão. Europa, América Latina e Canadá foram aceitos como Secretarias autônomos. Foi acordado que um Conselho Internacional para a Encontro Matrimonial Mundial seria criado e que a primeira reunião do Conselho Internacional seria realizada em janeiro de 1979 em Cuernavaca, México.
O primeiro Conselho Internacional consistiu das equipes de liderança de EUA, Canadá, América Latina e Europa. Mais tarde, foram adicionados Pacífico, Ásia e África. O Conselho escolheu Dick & Barbara MacBride com Pe. Paddy Colleran (EUA) como sua primeira equipe de coordenação Desde 1989, o Conselho Internacional tem sido conhecido como o Conselho Mundial do EMM.
Naqueles primeiros anos, houve muitas variações no Fim de Semana porque cada área local adaptou o bosquejo como eles necessitavam. As Comunidades não existiam em toda parte. Em alguns lugares, o foco era enviar os casais de volta para suas paróquias. Apenas alguns casais-equipe eram escolhidos para garantir que os fins de semana iriam continuar a ser oferecidos. O Conselho Internacional abraçou a responsabilidade de unificar os roteiros dos Fim de Semana em todos os lugares ao mesmo tempo respeitando a diversidade de cada país.
Em 1978, houve um novo esforço, liderado pelo P. Guido e De Hondts da Bélgica, o Bellivaux do Canadá, os MacGuinesses dos EUA e os Cohrs do México para regularizar a experiência do encontro. Após o levantamento de todas as comunidades no mundo, o Conselho Mundial decidiu criar um Roteiro (Bosquejo) Mundial Comum. Eles também começaram a explorar a possibilidade de que o diálogo baseando unicamente em sentimentos pode não ser suficiente; dever-se-ia ir mais fundo para as necessidades fundamentais também.
Foi nessa época que o carisma do Fim de Semana foi definido:
- – Como uma experiência de ser acolhido e respeitado / amado
- – Como uma experiência de conversão
- – Como uma experiência de voltar para o nosso sonho que é o sonho que Deus tem para nós
- – como uma experiência de pertença e comunidade
Os quatro pilares foram nomeadas: Fim de Semana, Equipes de Servidores, Comunidades e Estrutura ou a forma como organizamos o nosso amor. Estes pilares foram estabelecidos em todos os continentes. As necessidades dos casais que acabam de experimentar o Fim de Semana na noite domingo, se tornaram mais importantes,. A pirâmide de liderança típica foi virada de cabeça para baixo; diretrizes não deveriam vir de cima, mas serem construídas a partir da base. Cada comunidade foi convidada a redefinir as suas funções em todos os níveis, dependendo das necessidades de quem eles servem. Os termos liderança do pastor ou liderança de servidores foram introduzidos em Movimento.
Ao longo dos anos, o método e o propósito do diálogo evoluiu. Foi determinado que o importante não foi só para incentivar a proximidade, mas sim para conseguir um relacionamento íntimo e responsável. O processo de diálogo tornou-se mais refinado em 1984, quando Winnie & Al Belliveau com Pe. Guido Heyrbaut, a então equipe de Coordenação Internacional, e Tom & Jane MacGuiness se reuniram com Bill Glasser, um neurocirurgião dos EUA que estudou as fases de crescimento da pessoa humana. Depois de aprender como o cérebro humano funciona, eles desenvolveram cinco etapas ou o diálogo “mais Profundo”. Diálogo sobre sentimentos por si só não era suficiente, é preciso também descobrir as necessidades que criaram os sentimentos e aceitar a plena responsabilidade pela adopção de medidas que poderiam levar a um crescimento pessoal, bem como o crescimento no relacionamento.
Alguns desses conceitos foram incorporados em um novo “Fim de Semana Formação” concebido como um complemento para o Fim de Semana Original. Ele foi criado e realizado na Europa e compartilhado com o Conselho Mundial, em Vancouver, em 1985. O Fim de Semana Formação tornou-se uma parte permanente do Encontro Matrimonial na Europa, mas só foi oferecido periodicamente, nas outros secretariados.
Na reunião do Conselho Mundial em Montreal, em 1985, a missão de EMM foi definida como: Renovar os sacramentos do matrimônio e do Sacerdócio e para a Igreja, tanto no sentido de uma chamada para viver uma vida de relação que será um sinal, em suas respectivas formas, de amor de Jesus por seu povo. Isso é feito por um convite para, e apoio a um estilo de vida ao qual o Fim de Semana nos chama.
Em Sydney, Austrália, em abril de 1994, o Conselho Mundial determinou que era hora de buscar um esqueleto de roteiro elaborado pelo Conselho Mundial que seria culturalmente adaptável em todo o mundo. O plano era para estar disponível para os casais, sacerdotes e religiosos no ano de 2000 e o trabalho começou imediatamente. Declarações sobre EMM Visão e Missão foram aprovadas em Seul, na Coreia, em 1995. Visão – “Amai-vos como Eu vos amei”; Missão – “missão Mundial Matrimonial do Encontro de renovação na Igreja e mudança no mundo é ajudar casais e sacerdotes a viver relações totalmente íntimos e responsáveis, fornecendo-lhes uma experiência católica” “como o apoio de uma comunidade permanente para um tal estilo de vida.”
O trabalho de elaboração do roteiro continuou até 1996 sob a liderança de Bill & Mary Ann Boylan e Pe. Charlie Coulter dos EUA. Depois de ter sido aprovado, cada Secretariado desenvolveu então seus ajustes, cujos resultados também tinham de ser aprovados pelo Conselho Mundial. Esses contornos foram concluídos em tempo para o novo milênio, como o planejado.
Durante o gestão de David & Bronny Lea (Nova Zelândia) e Pe. John Rate (Austrália), o Conselho Mundial convidou cada Secretariado a avaliar a sua própria estrutura e viabilidade. Em janeiro de 2008, foi feito esforço para prosseguir a formação de um Secretariado da América do Norte que incluísse o Canadá e os Estados Unidos. Depois de um trabalho significativo dos EUA e dos líderes do Canadá, uma proposta foi apresentada ao Conselho Mundial, na sua reunião em Janeiro de 2009, e aprovada. O Secretariado da América do Norte foi oficialmente ratificada por unanimidade por ambos, EUA e Canadá em Fevereiro de 2009.
Em janeiro de 2011, uma nova declaração de missão, mais fácil de memorizar foi aprovada: A missão da Encontro Matrimonial Mundial é proclamar o valor do matrimónio e Santas Ordens na Igreja e no mundo. A declaração de visão permaneceu a mesma: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei” João 15:12, mas foi escrito um documento expandido para descrever melhor o carisma especial de Encontro Matrimonial Mundial. Ao mesmo tempo, todos os documentos do Conselho Mundial foram revisados e atualizados, um processo concluído em 2014.
Já em 2000, começou movimento para alterar o status de Encontro Matrimonial Mundial no que diz respeito à Igreja Católica. EMM foi considerada uma associação de fato Privada de Fiéis. Embora tenhamos sido listados pelo Conselho Pontifício para os Leigos e pelo Conselho Pontifício para a Família como um movimento que trabalhou com a família, nós não tivemos nenhuma relação oficial com a Igreja. A partir de 2008, com David & Bronny Lea (Nova Zelândia) e Pe. John Rate (Austrália), a Equipe de Coordenação Internacional começou a fazer visitas anuais a esses dois escritórios do Vaticano para apresentação do relatório de nossas atividades no ano anterior. Tony & Cathy Witczak (EUA), servindo com Pe. Emile Frische MHM, (Nova Zelândia missionário trabalhando nos EUA), mudaram o título da equipe de liderança de Equipe de Coordenação Internacional (TIC) para a Equipe Eclesial Internacional (IET). Eles continuaram com as visitas anuais e em 2010 foi feito um pedido formal para uma mudança de estatuto em relação à Santa Sé. Em 2013, eles pediram que o EMM fosse reconhecido como uma Associação Privada de Fiéis dotada de personalidade jurídica. Os requisitos incluíam a formulação de estatutos que teve de ser revista em vários níveis. Enquanto se escrevia o presente documento, em 2014, o processo ainda estava em curso, sob a liderança de Daniel IET & Shelley Ee de Singapura e Pe. Nathaniel (Boy) Gomez das Filipinas.
HISTÓRIA DO SECRETARIADO NORTE-AMERICAN0
Secretariado da América do Norte representa o Canadá e os Estados Unidos. Até 2009, os dois países funciononaram como secretariados autônomos. Até este ano, eles foram os dois únicos secretariados compostos por um único país e, no estudo da estrutura e viabilidade de 2006-2007, tornou-se óbvio que uma mudança era necessária para incentivar a interdependência e a partilha de recursos. A moção foi feita no Conselho Mundial de unir estes dois no Secretariado Norte-Americano. Em uma reunião plenária conjunta de ambos os conselhos nacionais, em julho de 2009, a primeira Equipe de Liderança do Secretariado eclesial norte-americano foi escolhida: Jose & Marilyn Garcia, de Austin, Texas; e Pe. Mitch Walters da Arquidiocese de Newark, New Jersey. A Sede Nacional EMM em San Bernardino, CA, foi rebatizado para Sede do EMM, e agora serve o Secretariado toda América do Norte e no mundo. As equipes nacionais eclesiais dos EUA e Canadá, além dos quatro pilares da liderança eclesial equipes, em conjunto com a equipe eclesial do Secretariado, Norte-americano compõem o Conselho responsável por orientar todas as atividades do Secretariado-Norte-Americano.
Os Estados Unidos da América
A propagação do EMM todo os Estados Unidos começou no outono de 1971, quando Pe. Chuck Gallagher e vários casais na área de New York escolheram as dez cidades mais católicas para a expansão: Washington DC, Boston, Detroit, St. Louis, San Antonio, New Orleans, Kansas City, Chicago, Los Angeles e São Francisco. A partir destas cidades o Fim de Semana EMM em inglês se espalhou rapidamente.
Em uma experiência Profundo em 1973, Pe. Chuck desafiou equipes bilíngues para oferecer Fins de Semana EMM em espanhol. Várias equipes aceitaram o desafio. O primeiro Fim de Semana EMM em espanhol foi em Staten Island, Nova York, em outubro de 1973. O Fim de Semana rapidamente se espalhou por todo os Estados Unidos, mais notavelmente no Texas, Califórnia, Flórida e Nova Jersey. Em julho de 1974, uma equipe de Texas apresentou o primeiro Fim de Semana na Cidade do México. Durante os anos seguintes, as equipes do México e dos Estados Unidos levaram o Fim de Semana para muitos países da América Latina.
A primeira Convenção EMM foi realizada em 1975 na Universidade de St. John, em Nova York. A segunda Convenção EMM seguido um ano depois, na Filadélfia.
Na década de 80, além de inglês e espanhol. fins de semana foram oferecidos em português e em coreano, para migrantes.
A primeira equipe a liderança dos EUA era Ed & Harriet Garzero e Pe. Chuck Gallagher, que foram sucedidos em 1969 por Jim & Maddie Harper, também com Pe. Chuck Gallagher. Para organizar os esforços de EMM nos Estados Unidos, um Conselho Nacional foi criado pela equipe eclesial que consistia somente de um casal e um padre. Em 1972 organização nacional começou a evoluir com a formação de regiões. Dez distritos em todo os Estados Unidos, todos de língua inglesa, foram representados no Conselho Nacional, na época liderado por Bob & Gerri Campbell e Pe. Chuck Gallagher. Em 1974, a liderança nacional passou a Ray & Norma Palowski e Pe. Ed Schramm.
Como Fins de semana em espanhol aumentaram em número, alguns Distritos pediram às equipes eclesiais de língua espanhola para se juntar a seus Conselhos Distritais de língua Inglesa, que por seu turno, apoiaram com recursos financeiros o crescimento das comunidades de língua espanhola., Um Concilio Hispano foi criado para ter mais visibilidade a nível nacional, e para ser responsável pelo crescimento, expansão e formação de casais e sacerdotes que compartilham fins de semana em espanhol. Este Concilio consistiu em equipas eclesiais de Texas, Califórnia, Flórida e Nova Jersey, as áreas onde estava sendo apresentada a maioria dos fins de semana em espanhol. A equipe de liderança eclesial do Concilio Hispano tornou-se membro da National Board Estados Unidos. Os primeiros líderes do Concilio Hispano foram Manolo & Lucy Razuri, e Pe. Bob Curry, C.S.S.R., de San Antonio, TX. Essa estrutura durou até 1984, quando o país inteiro foi reorganizado em seções e três seções latino-americanos foram criados. Áreas coreanas continuaram a ser representadas através das seções de língua inglesa. As três áreas hispânicas foram multiplicadas em cinco na reunião do conselho Agosto de 2000, e uma seção coreana foi adicionada na reunião de outubro de 2000. Seções de língua inglesa 1 e 2 mescladas em uma única seção em 2010 e outra seção latino-americano foi adicionada em 2013.
A partir de janeiro de 2014, o Conselho Nacional dos EUA é composto por 12 secções inglês, 6 secções espanhol, e uma secção coreano. Fins de semana EMM são realizados em todos os 50 estados dos Estados Unidos.
CANADÁ
Em maio de 1973, o primeiro Fim de Semana EMM canadense foi realizado em Ottawa, Canadá, em inglês, por casais do outro lado da fronteira dos Estados Unidos. Este foi o início de EMM no Canadá, e o movimento se espalhou rapidamente para Winnipeg em 1974, Moncton em 1975, Vancouver, em 1976, Regina, Saskatoon e Calgary em 1977.
Equipes Franco-americanos ajudaram a organizar o primeiro Fim de Semana de língua francesa do Canadá, realizado em setembro de 1975 em Ste. Foy, Quebec, seguido de fins de semana em Hull e Montreal.
Em julho de 1977, um Conselho canadense foi formado com quatro casais de fala inglesa e dois de língua francesa. Ao mesmo tempo que os Estados Unidos realizavam a expansão para a Europa e América Latina, o Canadá expandiu para Trinidad,, realizando fins de semana lá em novembro de 1978. Em novembro de 1980, o primeiro Fim de Semana foi realizado na Guiana.
Em 1990, as ilhas do Caribe tornaram-se afiliada com o Conselho canadense. Fins de semana em espanhol também foram iniciados no Canadá, e em 2005, a comunidade espanhola se fundiu com o distrito 4 canadense.
Atualmente, Canadá é liderado por uma Equipe Nacional Eclesial e um conselho composto por cinco distritos multi-linguagem, e um distrito francês canadense. Estes distritos abrangem todas as províncias canadenses, uma grande parte do Caribe e Guiana. Fins de semana são apresentados em inglês, espanhol, francês, italiano e coreano.
SECRETARIADO ASIÁTICO
O primeiro FDS do EMM na Ásia foi realizado em Bangalore, na Índia, em março de 1973, com doze casais presentes. A partir de Bangalore, EMM espalhou para Bombaim, onde também foi realizado o primeiro treinamento da equipe para a Ásia. Casais e sacerdotes de Bombaim espalharam o Fim de Semana para Nova Deli e Goa em 1974 e para muitas outras cidades na Índia em 1977.
Equipes de Filadélfia, Pensilvânia foram para o Japão e EMM nasceu lá também. A comunidade Japão cresceu rapidamente, novas equipes foram enviadas para os Estados Unidos para o seu Fim de Semana Profundo. O primeiro Fim de Semana com equipe toda japonesa, mas em língua Inglesa ocorreu em setembro de 1975, na Casa de Retiros Tama, perto de Tóquio. Depois de traduzir o esboço para o japonês, foi realizado o primeiro Fim de Semana em linguagem toda-japonesa em janeiro de 1977.
De Tóquio, o Fim de Semana se espalhou para Okinawa em outubro de 1975, à Coréia em fevereiro de 1976, e a Guam março 1976.
O primeiro Fim de Semana na Indonésia foi em julho de 1975 em inglês, realizado por casais que participaram de um Fim de Semana nos Estados Unidos. Em maio de 1976, o primeiro Fim de Semana em língua indonésia foi realizado em Samadi Shalom, Sindanglaya.
Em fevereiro de 1976, a Coreia do conduziu o primeiro Fim de Semana em inglês para os membros das forças militares dos EUA em Chang Chung-dong no São Bento Retreat Center. Eram três casais-equipe coreanos.. O primeiro Fim de Semana Profundo na Coreia foi realizado em novembro de 1976, com casais e sacerdotes do Leste da Ásia como servidores. O apoio financeiro para este Fim de Semana Profundo foi fornecido pelos Estados Unidos. A primeira equipe eclesial coreanal foi escolhida em março de 1977, e o primeiro Fim de Semana do idioma coreano foi realizado no Suwon Retreat Center, também em Março de 1977. Coreia realizou a sua primeira Convenção EMM em dezembro de 1977.
Em 1976, a Índia expandiu para o Sri Lanka, realizando um Fim de Semana, e um treinamento da equipe foi realizado lá naquele ano. Também em 1976, um casal de Los Angeles, Califórnia, obteve a permissão de Sua Eminência Jaime Cardinal Sin para realizar Fins de semana em Manila, nas Filipinas, e o primeiro Fim de Semana foi realizado lá em novembro de 1976 com dois casais do Havaí como parte da equipe de apresentação .
Depois disso, EMM rapidamente se espalhou para Cingapura em 1979, Tailândia e Malásia em 1980, e Bangladesh, em 1994; todos em inglês. Um Fim de Semana foi realizado no Paquistão em 1990, mas os fins de semana lá não continuaram. O primeiro Fim de Semana em Bengali Bangladesh foi dado em 1997, com a ajuda significativa do treinamento da equipe do Japão e da Coreia. Índia expandiu para Dubai em 1999, e o primeiro treinamento da equipe foi realizado lá em 2001. Em 2000, a comunidade de língua Mandarin em Singapora expandiu para a China, e o Fim de Semana EMM nasceu lá. A expansão para a China foi financiado pela comunidade Cingapura e China foi feita oficialmente um membro do Conselho da Ásia em agosto de 2008.
Fins de semana começaram em Hsinchu, Taiwan no final dos anos 70. Em 1979, um par de representantes participaram da Conferência da Ásia, realizada nas Filipinas. Depois disso, Taiwan perdeu o espírito original e a missão da EMM. E, embora eles estavam tendo fins de semana, eles já não aderiram aos bosquejos do EMM, nem aos conceitos e valores. Com a ajuda de Singapura, Taiwan pediu para ajudar a regularizar seus fins de semana para ser alinhadas com o formato EMM e teve 2 fins de semana profundos realizadas por uma equipe de Cingapura em Taipei, em julho de 2008 e em Taichung, agosto de 2008. Taiwan foi aceito como membro pleno novamente em 2013.
A primeira Reunião Conferência da Ásia teve lugar em Janeiro de 1979. Don & June Chu do Havaí com o P. Guido Heyrbaut da Bélgica conduziram esta reunião organizacional em Seul, Coréia. A segunda teve lugar nos Antipolo, Filipinas, em outubro de 1979. Jean Paul & Roby e Pe. Peter DeSouza da Índia foram a primeira equipe asiática de Coordenação. Pol & Nina Repotente e Pe. Don MacInnis foram convidados a representar a Ásia no primeiro Conselho Internacional no mesmo ano.
O Conselho Asiático continuou a se reunir duas vezes por ano até 1984, agora ele se reune apenas uma vez a cada ano. A partir de janeiro de 2014, existem onze países membros: Bangladesh, China, Índia, Indonésia, Coréia, Japão, Malásia, Filipinas, Singapura, Sri Lanka e Taiwan; e duas áreas de extensão: Dubai / UAE e Timor Leste.
SECRETARIADO DO PACÍFICO
O primeiro Fim de Semana EMM no Pacífico foi realizado em Sydney, Austrália, em fevereiro de 1974. O Fim de Semana foi realizado por Pe. Joe McCann e dois casais dos Estados Unidos. De lá, o Fim de Semana se espalhou para Melbourne, Brisbane e Perth, na Austrália. O primeiro Profundo foi em outubro de 1974, e o primeiro Fim de Semana com uma equipe toda-australiana foi realizado em dezembro de 1974. O Fim de Semana espalhou para Canberra e Tasmânia em 1977 e para Fiji e Nova Zelândia em 1978. O primeiro Fim de Semana no idioma fijiano foi em março de 1980.
Em 1981, o Fim de Semana se espalhou para Nova Guiné como uma extensão da Nova Zelândia. Em 1990, a Nova Zelândia levou o Fim de Semana para as Ilhas Cook. Também em 1990, o Fim de Semana se espalhou para Tonga como uma extensão de Fiji. O alcance continuou às Ilhas Salomão, em 1995. O primeiro Fim de Semana na língua de Tonga na Nova Zelândia foi realizado em 1996.
A área do Pacífico foi reconhecida como um Secretariado desde os primeiros anos do Conselho Internacional e foi representada regularmente desde 1979. Ele foi representado inicialmente por Ken & Julia Gee e Pe. Joe McCann da Austrália. Eles foram sucedidos por Lorraine & Tony Graça e Pe. Dan Neylon OFM, os primeiros coordenadores oficiais do Pacífico em 1980. A primeira reunião do Conselho do Pacífico foi realizada em Sydney, Austrália, de 29 de janeiro a primeiro de fevereiro , 1982, com representação de Nova Zelândia, Fiji e Austrália.
Em 1996 Tonga primeiro participou da reunião do Conselho do Pacífico. Em 1997, a área que incluiu Fiji, Samoa, Ilhas Salomão, Tonga e Oceania foram renomeados para incluir a representação mais ampla de países em toda a sua geografia. A partir de 2013, as Ilhas Salomão não são mais uma comunidade de apresentação ativa, de modo que o Conselho Pacífico consiste agora de três países: Fiji, Nova Zelândia e Austrália.
SECRETARIDADO DA AMÉRICA LATINA
O Encontro Matrimonial Mundial veio para a América Latina pelo México em julho de 1974, ajudado por casais e sacerdotes dos Estados Unidos. Um casal do México, os líderes nacionais do Encontro Conjugal, participou de um Fim de Semana em espanhol em San Antonio, Texas. Eles queriam adicionar à experiência Encontro Conjugal no México, e recebeu autorização da Igreja para trazer o Fim de Semana EMM ao México, sob os auspícios do Movimento Familiar Cristão.
Em setembro de 1974, o Fim de Semana foi realizado em espanhol em Porto Rico através da dedicação de um casal e um padre de Brooklyn, New York. Em novembro do mesmo ano, o primeiro Fim de Semana em inglês foi realizado em Puerto Rico, novamente atendidos por equipes dos Estados Unidos.
A partir desses dois locais latino-americanos, o Fim de Semana se espalhou rapidamente por causa de excelentes esforços missionários. . Puerto Rico expandiu o Fim de Semana para a Colômbia, em 1976, na República Dominicana, em 1977, e no Uruguai em 1980. México expandiu para a Guatemala em 1976, Argentina em 1977, El Salvador, em 1979, e Venezuela, em 1982. A expansão em Guatemala, Colômbia e Peru em 1976 também foi assistida por equipes dos Estados Unidos.
A expansão no Brasil ocorreu em 1974. Pe Jack Kennington tinha vivido seu Fim de Semana nos Estados Unidos antes de sua transferência para o Brasil, e ele trouxe o Fim de Semana com ele. No entanto, era necessário realizar o Fim de Semana em português, e isso foi feito em 1975, por um casal do México, um casal de língua espanhola dos Estados Unidos, e um casal de brasileiros.
Expansão para a Bolívia aconteceu em 1977, auxiliada por dois sacerdotes americanos de St. Louis, Missouri. Expansão para o Chile em 1976 foi auxiliada pelos Irmãos da Bélgica na Europa. Além disso, expansão ao Peru em 1976 foi iniciada pelo Pe Manny Ballard de San Antonio, Texas, e o primeiro foi conduzido por ele e casais do México e dos Estados Unidos.
A Guatemala foi muito ativa em ajudar a trazer de-semana a Honduras e Nicarágua em 1976 e para a Costa Rica em 1981. A Colômbia também expandiu para o Panamá em 1978 e no Equador em 1979. Argentina e o Brasil ajudaram a iniciar o Fim de Semana no Paraguai em 1982.
Nos primeiros anos do encontro, fins de semana foram apresentados clandestinamente em Cuba, mas a comunidade não foi capaz de se sustentar. Em 2004, Mons. Emilio Aranguren, sacerdote cubano de Cienfuegos foi inspirado por um sacerdote boliviano, Pe. Fernando Rojas, em viagem a Cuba para iniciar o contato com EMM. Os coordenadores da Zona Central da América Latina se reuniram com membros cubanos da Igreja, e o primeiro Fim de Semana oficial do EMM em Cuba foi realizado em Fevereiro de 2005 por equipes da Colômbia e com o apoio financeiro do Conselho Estados Unidos.
O Secretariado da América Latina traça as suas raízes de volta para os primeiros dias, quando Dick & Barbara McBride e Pe. Chuck Gallagher pediram ao Pe. Angelo Henry Camacho OP para coordenar o movimento na América Latina com Ángel y Conchita Aja, um casal do México. A primeira reunião oficial do Secretariado da América Latina foi realizada na Cidade do México na casa dos Aja em 1978.
A primeira participação de nossa equipe latino-americana em uma reunião mundial realizada no Havaí, em janeiro de 1979. Eles também participaram da reunião em Vancouver, em Julho de 1979 e depois em Bruxelas, em Outubro de 1979.
Em 1980, em reunião realizada no México, uma equipe da Guatemala foi escolhida como os coordenadores da América Latina. Eram Carlos y María Luisa Sandoval e Mons. Efrain Hernandez. Foi decidido que o Secretariado seria dividido em três zonas, Norte, Central e do Sul. Os coordenadores latino-americanos iria visitar as três áreas para reuniões. Isto provou ser um plano difícil, porque depois de cada reunião do Conselho Mundial, eles tinham que visitar três zonas.
Na Reunião Plenária em 1984 na Colômbia, foi decretado que cada zona teria sua própria equipe eclesial e que eles iriam em seguida, reunir-se como o Conselho Latino-Americano. Apenas uma das três equipes iria participar da reunião do Conselho Mundial rodízio que começou com a zona Norte. Naquele ano, os líderes eram Halef y Leda Schmidt de Costa Rica com Frei Jose Luis Almendros da Guatemala. A zona Central tinha escolhido Diego Naranjo y Claudia e Frei Abel Giordano da Colômbia e para a zona sul era Roberto y Susana Pittini com Mons. Hermes Garin do Uruguai. O Conselho Latino-Americano, era a Equipe de 9.
Em 1995, em Santiago do Chile, houve discussão sobre a estrutura do Secretariado-latino-americana. “A Equipe de 9” não estava funcionando bem, porque ninguém estava no comando. As equipes das três áreas eram iguais em poder e responsabilidade, mas só uma equipe poderia participar do Conselho Mundial. Houve controvérsia sobre como selecionar uma equipe para representar toda a América Latina. Os 19 países votaram a favor de uma nova estrutura com os países em cada zona ainda elegem seus coordenadores, mas ex-coordenadores e os coordenadores recém-eleitos acabariam por escolher o Coordenador da América Latina.
Na primeira eleição que escolheu Gonzalo y María Victoria Martínez, do Equador e Frei Lamberto Picardo do Panamá como a primeira equipe a coordenar toda a América Latina.
SECRETARIADO EUROPEU
Encontro Matrimonial Mundial chegou à Europa em 1972. Um padre flamengo, Guido Heyrbaut, experimentou seu primeiro Fim de Semana em janeiro de 1972 (Estados Unidos, Manhasset, LI). No fim de semana de Pentecostes, naquele mesmo ano, ele deu o primeiro Fim de Semana na Bélgica. Em setembro de 1972, a comunidade de língua francesa da Bélgica recebeu seu primeiro Fim de Semana. A Bélgica, na encruzilhada de culturas diferentes, evoluiu muito rapidamente em duas comunidades irmãs autônomas – a língua holandesa e a língua francesa. Alguns anos mais tarde uma comunidade de pessoas de fala inglesa que residiam há algum tempo na Bélgica e uma comunidade de língua alemã também foram incluídas..
Da Bélgica o Fim de Semana se espalhou para a França (1973), a Indonésia (1975), para os Países Baixos (1976), a Itália (1978) e da comunidade de língua alemã para a Alemanha (1979) e Áustria (1979).
Casais e sacerdotes americanos também conduziram os primeiros fins de semana na Inglaterra, País de Gales e na Irlanda em 1972. A boa notícia se espalhou rapidamente para a Escócia, graças ao entusiasmo dos pioneiros. A comunidade inglês, com sua rica identidade e de muitas ligações de todo o mundo, também começou, em 1999, a apresentar Fins de Semana em Gibraltar.
Na Irlanda do Norte, as tensões políticas e os perigos presentes na década de 1980 tornaram difíceis a constituição de uma Comunidade. Antes de entrar para as Comunidades do Conselho Europeu, Norte e do Sul foram grandemente influenciados pelos Estados Unidos. A estratégia foi construir a maior comunidade da Igreja e não a Comunidade do Encontro. Como resultado, do EMM desapareceu no sul do país durante 10 anos, até que os casais do norte e um sacerdote do sul ajudaram a reiniciar fins de semana no início de 1990. As duas Comunidades foram então unidos.
Na década de 1980, havia expanções da Irlanda para o Quênia e, na década de 1990, para a Dinamarca e Camarões. Infelizmente, o Fim de Semana não se firmou na Dinamarca, mas vive hoje nos dois países africanos. A Irlanda continua a dar apoio contínuo à pequena comunidade na Escócia, fornecendo sacerdotes e casais da equipe para fins de semana e também proporcionando uma comunicação regular dos Conselhos Europeus.
Depois do Fim de Semana foi introduzido na parte norte da França, em 1973, espalhou-se para o leste, oeste e sul, e até mesmo para a parte de língua francesa da Suíça. Sua principal preocupação era garantir uma aceitação estruturada antes de dar um Fim de Semana em uma nova região. A Comunidade Francesa está num contexto de uma sociedade cuja cultura vem se distanciando do Cristianismo, e teve de refletir sobre sua identidade e a sua vocação específica. Desde 1998, o Encontro Matrimonial na França é chamado de Vivre et Aimer (Viver e amar), para uma melhor indicação da identidade do movimento.
Espanha é o país onde o sacerdote diocesano Gabriel Calvo começou a trabalhar com casais em Barcelona em 1952, e onde começou desde os anos sessenta, o interesse para fins de semana. O primeiro Fim de Semana do Encontro Matrimonial Mundial chegou à Espanha em 1975. Ele foi realizado em inglês para as famílias americanas da base militar de Rota. Em 1976, o primeiro Fim de Semana foi realizado em Barcelona em espanhol. Espalhou-se muito rapidamente. Sem dúvida, a Espanha é o país com o maior ritmo de apresentação de fins de semana. O resultado é uma grande comunidade que ama boas-vindas, celebrações e Fins de Semana.. Espanha deu também Fins de Semana em espanhol e apoio na Suíça a esta pequena comunidade irmã. Alguns casais portugueses foram convidados e participaram de um Fim de Semana do EMM em Madrid. Seu entusiasmo criou a oportunidade para a equipe espanhola para dar o primeiro Fim de Semana em Portugal em 1982
Os Países Baixos receberam o Fim de Semana da Bélgica em 1976 e já em 1977, também uma comunidade protestante começou a dar os seus próprios fins de semana. Um Fim de Semana para os jovens (idade 18-30) foi desenvolvido e também um Fim de Semana para os solteiros. Em 1988, o Fim de Semana foi trazido para o Suriname (América Latina). Suriname dá também fins de semana para jovens e solteiros. Em 2006 a comunidade do Suriname foi aprovada como membro associado do Conselho Europeu. As selecções da Holanda e Suriname estão juntos como Equipe supranacional..
O Fim de Semana foi trazido para Croácia a partir de Kansas EUA, em junho de 1976. Naquela época, fins de semana já estavam sendo realizados na Itália. Com viagem secreta e com as palestras e folhetos escondidos no carro, o Fim de Semana foi levado de lá para a Eslovénia, e em 2003 na Sérvia. É uma Comunidade corajosa que evoluiu apesar dos problemas políticos graves. Em 2003, a comunidade lançou um Fim de Semana entre os católicos no norte da Sérvia (Vojvodina), que com o apoio dos sacerdotes locais e formaram a seus próprios casais,- equipe de modo a dar Fins de Semana por conta própria. Quase simultaneamente, a pedido do bispo militar e apoiado pelo Ministério da Defesa, fins de semana para os membros do exército croata começaram em 2004.
Após os primeiros fins de semana experimentais dados em Roma e em outros lugares na Itália durante 1976, a atual comunidade começou em 1978. Em 1980, o primeiro Fim de Semana foi dado por uma equipe italiana completa. Do norte da Itália se espalhou para a Sicília, Calábria e Sardenha. A comunidade italiana é apaixonada e, aberta. Os casais que viveram um Fim de Semana são muitas vezes também ativos nas paróquias para o trabalho na pastoral da família. A comunidade italiana está presente todos os anos nos eventos com o Conselho Pontifício para a Família. A Comunidade tem crescido muito rápido na Itália, agora está presente em 13 regiões.
Em 1978, quatro casais austríacos e um padre participaram de um Fim de Semana na parte de fala alemã da Bélgica, e em 1979 o primeiro Fim de Semana foi dado em Baden, perto de Viena. Em 1983, casais austríacos e um sacerdote, trouxeram o Fim de Semana, secretamente, ao longo da fronteira com a Hungria. Em 2012, a Áustria começou a levar o Encontro a São Petersburgo, na Rússia.
Alguns casais alemães também viveram o seu Fim de Semana original no leste da Bélgica. Em 1979, o primeiro Fim de Semana foi dado na Alemanha e não muito tempo depois, também foi secretamente levado para o ex-DDR. Do Encontro Matrimonial na Alemanha participam regularmente católicos, protestantes e congressos ecumênicos da Igreja. Em 2007, a Região Norte foi formada como a sexta região alemã; em 2009, comuidade Suíça de língua alemã entrou para a comunidade alemã como a sétima região. A meta para a Suíça é tornar-se, um dia, novamente uma comunidade independente.
Em 1982, alguns casais espanhóis chegaram para apresentar o primeiro Fim de Semana em Portugal. Os anos 80 foram anos de rápida expansão para a comunidade do EMM português que apoiou também a apresentação de fins de semana no idioma português no Canadá e EUA. Na década de 90 a comunidade se expandiu para as ilhas dos Açores e para os cidadãos portugueses que vivem em Paris. Em 2001, ele também se estendeu para os cidadãos portugueses que vivem no Luxemburgo.
Em 1983, alguns casais e sacerdotes secretamente se reuniram para o primeiro Fim de Semana do EMM na Hungria dois apartamentos, sem condições ideais. A Comunidade austríaca ofereceu a equipe. Em 1986, uma equipe húngara liderou o primeiro Fim de Semana em sua própria língua. A Hungria traz agora o Fim de Semana para as comunidades húngaras na Ucrânia, Romênia, Sérvia, Eslováquia. O Secretariado Europeu foi formado em 1976. Eles começaram a se reunir a cada quatro meses em locais diferentes e este padrão continua até os dias atuais. Na primeira reunião do Conselho Internacional, em 1979, a Europa foi representada por Ini & Andre Dehont e Pe. Jean-Pierre Mailliez da Bélgica. Eles relataram que o foco mais importante do conselho era construir o relacionamento entre os membros das equipes.
Em 2011 Wolfgang & Johanna Mandl entraram em contacto com um sacerdote espanhol e um padre italiano que ajudaram a realizar o Fim de Semana em São Petersburgo. Os sacerdotes conheceram o Fim de Semana em seu próprio país e depois começaram a escrever as palestras.
Em 2012 os dois primeiros fins de semana foram dados em São Petersburgo, na Rússia, por Wolfgang & Johanna Mandl, um com Pe. Norbert Stigler da Áustria, e um com Pe. Hermann Pint, da Bélgica. Os fins de semana foram apresentados em alemão e traduzido simultaneamente para o russo. Em 2013, um outro Fim de Semana foi realizado com a equipe de Mandl – Pint e com a ajuda do Padre Jose Vega, o sacerdote espanhol. O primeiro Fim de Semana Profundo também foi realizado em São Petersburgo.
Um aspecto importante da história da Europa e que se está também oferecendo muitos fins de semana de enriquecimento para a comunidade, incluindo a Formação de Fim de Semana, Livre para Viver, o Fim de Semana de Presença, e A Aventura de Acreditar.
O Secretariado Europeu foi formado em 1976. Eles começaram a se reunir a cada quatro meses em locais diferentes e este padrão continua até os dias atuais. Na primeira reunião do Conselho Internacional, em 1979, a Europa foi representada por Ini & Andre Dehont e Pe. Jean-Pierre Mailliez da Bélgica. Eles relataram que o foco mais importante do conselho era para construir o relacionamento entre as equipes membro.
O SECRETARIADO PANAFRICANO
Em 1976, o falecido Michael Cardeal Maurice Otunga de Nairobi experimentou o Fim de Semana nos EUA e pensou que a experiência seria boa para as famílias quenianas. Através de seu pedido, em 16 a 18 de junho de 1978, o primeiro foi organizado em Nairobi, no Quênia, por uma equipe da Irlanda. Até a presente data, milhares de casais participaram de Fins de Semana no Quênia e o maior número de casais e sacerdotes no continente está lá. Quênia tem se expandido para Zâmbia, Tanzânia, Camarões e Uganda.
Em 1977, alguns casais e padres da África do Sul, ao visitar os EUA, fizeram a experiência do Fim de Semana EMM e pediram que fosse também oferecido para o seu povo. Em março de 1978, o primeiro Fim de Semana foi realizado em Natal por uma equipe dos EUA. África do Sul se expandiu para as Maurícias e Zimbabwe, Lesoto e Suazilândia.
Em 1981, o Pe Gerard Sullivan, a partir de Maurício, visitou a África do Sul, onde ele encontrou um casal amigo que foram completamente transformados em seus corações depois de assistir a um Fim de Semana. Com base nisso, ele não hesitou em aceitar também o convite para experimentar um Fim de Semana EMM que eles lhe ofereceram. Em 1983, com alguns casais maurícios residentes na Austrália, que eram equipes, com Pe. Gerard deram o primeiro Fim de Semana nas Maurícias. Maurícia está se expandindo em Rodrigues.
Zimbabwe entrou em contato com EMM no início dos anos 1980. No início, o movimento foi muito vibrante, mas a continuidade revelou-se difícil. Eles tiveram que depender de países vizinhos (Zâmbia, África do Sul) para emprestar-lhes sacerdotes-equipe para seus fins de semana.
Em 1979, o Pe Ward Van Hager Burg (CICM) veio a Zâmbia a partir de África do Sul. Ele foi abordado pelo bispo da Diocese de Ndola que queria fins de semana em sua Diocese: ele tinha ouvido falar de EMM no Zimbabué. Depois de algumas negociações, o primeiro Fim de Semana teve lugar em Setembro de 1981 em Ndola realizado por uma equipe da África do Sul. Desde então, o movimento se desenvolveu e em algumas regiões onde são apresentadas nas línguas locais. Zâmbia expandiu para Malawi. Também expandiu para a Namíbia em 2011.
Os primeiros casais para experimentar a EMM na República Democrática do Congo atravessaram o rio Congo em 1980 para assistir o Fim de Semana em Brazzaville (Congo). Em 1983, uma equipe da Bélgica apresentou o primeiro Fim de Semana na República Democrática do Congo. O movimento decolou mas, infelizmente, os sacerdotes locais não se comprometem e na década de 1990 os padres missionários que estavam dando Fins de semana deixaram o país e a Comunidade passou por anos sem um Fim de Semana e nenhum contato com a liderança africana. Felizmente, alguns poucos casais comprometidos manteve a Comunidade viva até o padre Mario Barbero foi enviada para Kinshasa e reviveram-se os fins de semana.
Em 1995 EMM atingiu Camarões. Uma irmã missionária Santo Rosário estava procurando alguma formação para ajudar casais perto de Bamenda. Ela achou o EMM nos EUA. Com a colaboração de um sacerdote espanhol que trabalha em Camarões, o EMM foi trazido ao país por uma equipe da Inglaterra e da Irlanda e com o apoio financeiro da Espanha. Desde então, Camarões tem se expandido para Togo.
EMM chegou a Uganda, em 2000, a partir do Quênia. Ainda se está lutando para firmar-se na medida em que o país está dividido entre norte e sul o que coloca muitos probremas na organização. De fato, Uganda esteve presente na reunião do Secretariado Africano pela primeira vez em abril de 2010.
Emmanuel & Marie-Louise Tchiko, um casal de Togo, foi para a Suíça para os estudos e tiveram a oportunidade de experimentar o Fim de Semana. No final de sua estada no estrangeiro, eles voltaram para casa e tentaram trazer EMM seu país, através dos contactos que tinham feito,. Eles foram encaminhados para o país mais próximo onde o EMM estava presente, ou seja, Camarões. Camarões levou o Fim de Semana para Togo em 2003. Hoje eles são quase autônomos e são muito apoiados pelas autoridades da Igreja.
Nas reuniões iniciais do Conselho Internacional, Pe. Bernard Thorne representou a África. Francis & Francesca Mureithi se juntaram a ele em 1983. A primeira reunião oficial Secretariado de Pan África foi realizada em janeiro de 1983.
Eldedius & Margaret Mpolohoso e Pe.Ward Van Haegenborgh foram a segunda equipe de liderança.
O Secretariado Africano se reúne a cada 18 meses por causa de restrições financeiras. A duração do mandato para a liderança tem sido três anos, ou seja, duas reuniões, até 2006, quando foi alterado para quatro anos e meio, ou seja, três reuniões.
Encontro Matrimonial Mundial tem estado na África nos últimos 33 anos, mas ainda há muitos lugares novos para chegar. A partir de 2012, o Fim de Semana EMM estava sendo realizado na África do Sul, Quénia, Congo, Lesoto, Madagáscar, Maurícias, Nigéria, Tanzânia, República Democrática do Congo (RDC), Zâmbia, Zimbabwe, Malawi, Camarões, Uganda, Togo e da Namíbia. Naquele tempo, a Nigéria não era conhecido por ser ativo, mas com a ajuda de equipes de Camarões, o Fim de Semana foi reintroduzida em 2014.
EXPANSÃO DO ENCONTRO MUNDIAL MATRIMONIAL a outras denominações
Mesmo que a experiência Encontro Matrimonial Mundial tenha sido iniciada na Igreja Católica, os casais de outras religiões queriam o Fim de Semana para as suas comunidades de fé. Na 20ª edição de aniversário da Revista Matrimônio, Pe. Chuck Gallagher foi entrevistado e perguntou – ‘O que levou o Encontro a ser dado em outras religiões “. Pe. Chuck respondeu: “No começo nós quase não tinhamos casais que não eram católicas. Foi a minha convicção de que o encontro foi algo para toda a Igreja, e não apenas para os católicos. Nós, definitivamente, queriamos compartilhar com nossos irmãos e irmãs de outras religiões. Então, montamos um sistema de “quota”, pelo qual realizamos 20% dos quartos, para os casamentos inter-religiosos de fé e outros. É quase trágico o que aconteceu ao longo dos anos – a 20% é visto agora como uma restrição, quando, na verdade, foi estabelecido como um presente, por isso, não havia egoísmo com um Fim de Semana que foi tão bom. O próximo passo que demos foi realmente apresentá-lo à fé judaica, em seguida, para as comunidades Fé protestante. Queríamos 20% dos participantes nos fins de semana católicos para outras religiões, mas queríamos mais. Queríamos mergulha-las na suas próprias experiências de fé. E é por isso que ajudamos as outras religiões a começar. “A primeira divulgação para outras denominações começou em 1971, quando o Fim de Semana foi introduzido na comunidade da fé judaica e da comunidade de fé Episcopal.
A expansão do movimento ecumênico continuou na década de 70. Uma carta datada de 09 de maio de 1975 a partir de Brad & Jan Rigdon e Pe. Ed Schramm, Secretariado dos Estados Unidos, a todo o país e aos contactos internacionais foi um ponto de ignição inicial para o Conselho Inter-religioso. A carta anunciou a nomeação de uma Comissão Inter-religiosa para iniciar essa tarefa monumental de expansão ecumênica. A equipe Católica de Dick & Barbara McBride e Pe. Paddy Colleran foram nomeados para levar a carga para o ecumenismo. Esta recomendação original e nomeação proveniente do Conselho Nacional do Encontro católico em Março de 1975 recomendou a inclusão de cinco denominações ou expressões de fé. A carta foi escrita pelos McBrides e Pe. Colleran em agosto de 1976 para diversas denominações.
O primeiro “Encontro Inter-religioso” nos Estados Unidos teve lugar de 8-10 de outubro de 1976, no Hotel Marriot, em Chicago, Illinois. Estiveram presentes representantes da Católica, Episcopal, Luterana, Igreja Unida de Cristo, Metodista, Judaica, a Igreja de Cristo, Estados protestante e expressões de fé Presbiteriana. Este grupo ficou conhecido como Conselho Intereligioso do Encontro Matrimonial Mundial. Em abril de 1978, as orientações formais e um acordo de licenciamento foram criadas para outras denominações religiosas para terem permissão de se tornar uma parte do Movimento com o foco na renovação dos casamentos para a renovação da sua própria Igreja. Reuniões regulares Conselho têem continuado até os dias atuais. Expressões novas foram adicionadas e algumas das denominações de origem já não são filiados.
A Rede Inter-religiosa do Canadá foi desenvolvida em 1989 por Jim & Adele Longstaff, com a assistência do Conselho Nacional Canadense do EMM e do casal canadense de Coordenação para os EMM da Igreja Unida do Canadá Murray e Elaine Wilson. Neste contexto, Jim & Adele viram a oportunidade de ter as diferentes expressões de fé de EMM se renirem para compor uma rede e oferecer apoio ao desenvolvimento e expansão do EMM.
O objetivo da Rede Intereligioso Canadense, conforme definido em 1989 foi “… para fornecer apoio, incentivo, carinho enriquecimento, comunicação e ligação em rede entre os grupos, participantes e para fornecer um fórum para contribuir para o processo de tomada de decisão no Encontro Matrimonial Mundial. ”
Filiação à rede inter-religiosa foi baseado em quatro requisitos: 1) A renovação e enriquecimento do casamento. 2) A renovação e enriquecimento da igreja, que exigiu que todas as equipes que apresentem palestras serem membros da expressão de fé. 3) A fidelidade ao Encontro Contorno Mundial Matrimonial. 4) Compromisso com a dialogar como estilo de vida. Eles também estavam obrigados a seguir os princípios não-negociáveis do Encontro Matrimonial Mundial.
Além disso, estabeleceu-se uma série de condições que tinham de ser cumpridas para garantir a adesão. Estas condições eram de que haveria um número suficiente de casais comprometidos, dentro de sua expressão, para se tornar equipe, tanto leigos e pastores; que eles têm aprovação eclesiástica apropriada e apoio de sua igreja; que a sua comunidade pudesse sustentar o desenvolvimento e crescimento do Encontro de Casais e que se pudesse garantir a responsabilidade financeira.
Também foi desenvolvido um conjunto de critérios para qualquer expressão da fé que pretendam aderir a esta rede, que incluiu o pedido de adesão para participar Conselho Inter-religioso do Encontro Matrimonial Mundial .
A Rede Inter canadense reuniu-se anualmente desde aquela época. Nossas reuniões são realizadas com a finalidade expressa de cumprir os objectivos acima referidos. Note-se que a Igreja Unida do Canadá tem representantes que fazem parte do Conselho Inter-religioso, porque eles não têm um homólogo norte-americano. Todas as outras expressões de fé são filiados com sua irmã igreja americano e, portanto, receber o seu licenciamento a partir desse relacionamento.
A Rede Canadense é composta por representantes das seguintes expressões de fé: Católico romano, batistas, anglicanos, luteranos, Reformed Church, Menonitas e Irmãos Menonitas e a Igreja Unida do Canadá. Temos um casal que atua como facilitador.
Encontro Matrimonial Mundial, Inc., uma corporação sem fins lucrativos religiosa foi criada na Califórnia pela Expression Católica Romana é a licenciadora de outras expressões de fé / denominações para usar o bosquejo do Fim de Semana do EMM. Para ser licenciada, uma expressão de fé / denominação deve atender a certos requisitos, concordar e aceitar os não-negociáveis de Encontro Matrimonial Mundial e assinar um Contrato de Licença. Expressões de fé licenciados / as denominações devem fazer a inscrição e participar como membros do Conselho Intereligioso do Encontro Matrimonial Mundial. A partir de 2001, havia 11 outras expressões de fé que tenham firmado contratos de licença e se tornaram uma parte da Encontro Matrimonial Mundial. Este processo continua..
IGREJA EPISCOPAL
No verão de 1969, Kurt & Priscilla von Roeschlaub participaram de um Fim de Semana Católico em Long Island, Nova York. A partir do verão de 1969 até a primavera de 1971, Kurt e Priscila, juntamente com um franciscano, o Irmão João Batista, recrutados, escreveram palestras, oraram e planejaram o primeiro Fim de Semana Episcopal com a ajuda de católicos amorosos..
Na primavera de 1971, o primeiro Fim de Semana foi realizado na Carolina do Norte, logo seguido por um Fim de Semana em Long Island, no outono de 1971. Em outubro de 1972, Dan & Lilly Gioia e Pe. David Noble e Pe. Col & Sue Carmiencke proporcionaram nova liderança.
Em 1973 Encontro Matrimonial Episcopal expandiu para New Jersey. Em 1974, a expansão continuou a Pensilvânia, Texas e Connecticut. Em 1975, houve expansão para a Califórnia, Kansas, Maryland, Maine, Flórida, Canadá e Coventry e Inglaterra.
Em 1975, uma estrutura nacional de quatro unidades foi criada. A expansão continuou em 1976 para Oregon, Nevada, Washington, Idaho, Utah, Tennessee, Kentucky, Illinois e Ohio. Em 1977, a expansão inclui a Austrália, Hawaii, Iowa, Minnesota, Dakota do Sul, Georgia, Virginia, Nebraska, Rhode Island e Colorado. Em 1978, os primeiros fins de semana foram realizadas na Irlanda do Norte e do Alasca, juntamente com fins de semana nas prisões. Os primeiros fins de semana anglicanos foram realizadas no Reino Unido em 1980 O EMM Episcopal se expande para fora do EUA, no Reino Unido e na África do Sul. Em 1982, o primeiro Fim de Semana foi realizado em Uganda. Em 1989, a expansão continuou, trazendo o Fim de Semana para Puerto Rico. Em 1990, o Fim de Semana foi trazido para o Equador.
Crescimento desta expressão, em termos de número de casais que receberam o dom do Fim de Semana, é significativa. A partir de 1971-1990, aproximadamente, 33 mil experimentaram um Fim de Semana Episcopal.
IGREJA UNIDA DE CRISTO
Em Boston, MA, no Domingo de Ramos de 1974, em uma família católica, os Rally, foram apresentados a três casais da Igreja Unida de Cristo. Eles foram Bev & Don Longo, Buck & Sarah Anderson e Dan & Janet Warner. Esse foi o começo da expressão United Church of Christ de Encontro Matrimonial Mundial.
Encontro Matrimonial, Igreja Unida de Cristo, Inc. foi criada no Estado de Massachusetts, em 14 de julho de 1975. O acordo de licenciamento entre Encontro Matrimonial da United Church of Christ, Inc. e Encontro Matrimonial Mundial., Inc. foi assinado 22 de abril de 1978 por Philip B. Lovell, presidente e Sarah Anderson. secretária, para a UCC e Rev. Robert A. Uzzilio, presidente e Barbara M. McBride, secretária para a Encontro Matrimonial Mundial, Inc. Os Estatutos referentes à Igreja Unida de Cristo datada de julho de 1985, foram assinados para a Igreja Unida de Cristo por LuAnn R. Moomaw, presidente e James D. Tanzilli, secretário, e para Encontro Matrimonial Mundial por John Bertrand, presidente, e Barbara Bertrand, secretária.
O primeiro Fim de Semana do EMM / IUC foi realizado em novembro de 1974 em Danvers, MA com o amor e apoio financeiro da Católica e Episcopal. Em 1975, Connecticut e New Hampshire realizaram fins de semana e em 1976, Maine realizou seu primeiro Fim de Semana. Illinois e Missouri seguido em 1977 com Ohio, Nebraska e Pensilvânia seguinte, em 1978.
Fins de semana também foram realizadas em Nova York, Michigan, Minnesota, Iowa, Indiana e Washington; No entanto, neste momento, essas áreas não estão mais ativas. Por volta, de janeiro de 2000, a Igreja Unida de Cristo estava realizando fins de semana em Massachusetts, New Hampshire, Connecticut, Pensilvânia, Alabama, Illinois / Missouri, Kansas, Ohio e Califórnia.
Em uma carta de 15 de dezembro de 1988 a Bruce & LuAnn Moomaw de John & Barbara Bertrand e Pe. Pat Graça, a proposta de que a Igreja Unida de Cristo, em parceria com Discípulos de Cristo poderiam tornar-se uma expressão de Encontro Matrimonial Mundial foi aceita. O acordo de licenciamento para essa mudança é datado de 01 de janeiro de 1989 e é assinado por LuAnn Moomaw, presidente e James D. Tanzilli, secretário, e pelo Encontro Matrimonial Mundial por John Bertrand, presidente, e Barbara Bertrand, secretário.
ADVENTISTAS DO SÉTIMO DIA
Foi numa manhã de maio de 1974, que um funcionário católico em Kettering Medical Center entrou no escritório de Capelão Brendel e convidou ele e sua esposa para participar de um Fim de Semana do Encontro Matrimonial. Ele disse: “Al, sua igreja precisa disso tanto quanto a minha”. Ele estava certo. “Claro, vamos Paul”, foi a resposta, mas foi em outubro que Brendels fez o FDS do EMM.
Eles deixaram o Fim de Semana abençoado pessoalmente animados a compartilhar isso com seus amigos e sua igreja, mas sabendo a sua igreja deveria endossar. Eles conversaram com e receberam maravilhoso encorajamento de seu pastor local, o presidente da associação, e o Diretor de Vida Familiar da Conferência Geral. O pastor ficou tão impressionado com o que ouviu que assinou um cheque de US $ 250 que ele mesmo chamou de “capital semente” para começar. Enquanto isso quatro casais da área de Dayton, Ohio participaram de um Fim de Semana local e logo depois começaram a escrever suas “palestras” para se tornarem casais da equipe.
Em julho de 1975, 17 casais experimentaram o primeiro Fim de Semana. Mantendo a tradição do EMM de ter as despesas pagas para Fim de Semana antes de qualquer casais cheguem, a “equipe de palestras” paga ou antes todas as despesas.. No final daquele encontro se arrecadou o suficiente para um próximo.. Assim, EMM dos ASD nasceu.
Em setembro de 1975, a equipe de Dayton expandiu para se tornar uma “comunidade anjo” para a comunidade de Berrien Springs, Michigan,. Claro, eles ainda estavam responsáveis pelos fins de semana em Dayton. De lá, o EMM dos ASD moveram-se para oeste, para a Califórnia, onde o primeiro Fim de Semana do EMM foi realizado no acampamento Soquel, Califórnia para a região do norte da Califórnia. A semente para esta comunidade o foi pelo Pastor Don Jacobson.
Apenas dois meses depois deste Fim de Semana o primeiro Fim de Semana do sul da Califórnia foi realizado. Isso foi possível pela forte incentivo de membros e funcionários da conferência de lá e por três casais que ficaram impulsionados a começar EMM dos ASD quase ao mesmo tempo que em Dayton.. Em questão de treze meses casais de Dayton viajaram para a Costa Oeste sete vezes para apoiar nos Fins de semana e ajudar a preparar casais servidores.
Em novembro de 1977 uma “mini” convenção foi realizada na Igreja Kettering com 17 delegados oficiais presentes vindos das seguintes comunidades: Indiana, Michigan, Carolina do Norte, Ohio, sudeste da Califórnia, Sul da Califórnia. e Washington, DC Em 1978, a Sunbelt (No.Carolina e Tennessee), Colorado e Estado de Washington e Washington, DC eram comunidades ativas. Um ano mais tarde Oregon juntou ao desafio de operar uma comunidade em curso.
1981 e 1982 foram dois dos mais brilhantes anos com 3.324 casais em FDS; Michigan expandiu para Boston, Massachusetts e Southern Illinois; os casais Califórnia expandiu para o Havaí. Mais tarde, Puerto Rico experimentou vários fins de semana. Este também foi o momento em que o Bascoms, Brendels e Kuhlmans realizaram Fins de Semana em Guam, Filipinas e Cingapura.
Durante os anos seguintes, formaram-se comunidades no Arizona, Minnesota, Kansas Nebraska, Iowa, British Columbia e Alberta. A adição de duas comunidades canadenses fortaleceu o EMM dos ASD International. Mas a preocupação não era somente de realizar muitos FDS e organizar comunidades, senão de favorecer o testemunho de casais que estão empenhados em viver o Plano de Deus para o casamento no mundo e convidando outros casais para compartilhar esse estilo de vida.
IGREJA LUTERNA
Nossas raízes organizacionais começoram em maio de 1975, em Chency, WA com Don & Karen Kurtz. Havia outras áreas do país onde os casais estavam tendo sonhos de começar o Encontro Matrimonial Luterano. O primeiro Fim de Semana foi realizado em Spokane, WA em outubro de 1975, e muitas outras áreas começaram a realizar fins de semana dentro dos seis meses seguintes.
Com a ajuda do Encontro Episcopal Matrimonial, o bosquejo foi adaptado para um casal clero, em vez de um padre. Encontro Matrimonial Católico Mundial nos encorajou a ser o melhor possível, como luteranos. Eles nos apoiaram emocionalmente, fisicamente e até mesmo financeiramente.
Em 1976, Fins de Semana luteranos foram realizadas na Califórnia, Arizona, Minnesota, Ohio, Oregon, Washington, Nevada e Pensilvânia. No primeiro ano, 1200 casais assistiram o Fim de Semana. Em 1978 Luterana Encontro Matrimonial começou a expansão fora dos Estados Unidos. De 10-12 de novembro de 1978, um Fim de Semana realizou-se em Waterloo, Ontário Canadá. Em 1980, 8.500 casais participaram de FDS. Em 5 anos Luterana Encontro Matrimonial se expandiu rapidamente.
Encontro Matrimonial Luterano do Canadá foi constituído em 27 de junho de 1980. A Suécia tornou-se uma região em 1992. Australia tornou-se uma região em novembro de 1993. A expansão internacional continuou, assim como a expansão nos Estados Unidos. O Fim de Semana começou nos seguintes países como segue:
Outubro 1982 – Noruega;
setembro 1983 – Brasil;
abril de 1985 – Suécia;
novembro 1987 – Islândia;
novembro 1987 – Finlândia;
abril de 1989 – Austrália;
janeiro 1995 -Dinamarca.
Atualmente, existem 5 distritos nos Estados Unidos apoiando fins de semana em 3 regiões a nível internacional (9 outros países). Nos primeiros 10 anos, mais de 56.000 casais participaram de fins de semana do Encontro Matrimonial Luterano.
Na Igreja Presbiteriana
Encontro Matrimonial espalhado em todo o mundo é a concretização dos sonhos do Padre Calvo e Pe. Gallagher. Mas esse movimento nunca considerou esse sonho como algo para ser colocado em redoma, mas um presente para compartilhar. Então, eles ativamente encorajaram as pessoas de outras denominações a formarem um movimento para sua própria igreja. Seu encorajamento foi além das palavras. Era de apoio, muitas vezes financeiro .
Em 1974, em Portland Oregon, um casal-clero Presbiteriano, Jack & Sue Harland participou de um Fim de Semana católico. Vendo como suas vidas foram mudando, o sacerdote que apresentou no Fim de Semana disse-lhes, no final do Fim de Semana, que eles foram os que Deus tinha escolhido para levar o Encontro Matrimonial à Igreja Presbiteriana. Eles não nos deixaram abraçaram essa visão: treinaram a equipe Presbiteriana e coorderam suas discussões e ajudaram a financiar o primeiro Fim de Semana Presbiteriano do Encontro Matrimonial que foi realizado em Portland, em 1976. Portland estendeu primeiro à área de San Francisco e depois para Los Angeles e continuamente se extendia através dos Estados Unidos.
Um dos gigantes do nosso movimento Presbiteriano, Bob & Marjorie Gay, foram os primeiros visionários que enxergaram que o nosso alcance era até muitas novas cidades em os EUA. Eles pareciam ter talento para descrever e chamar as pessoas que ainda não conheciam os tesouros que o Encontro carrega. Muitos dos casais da equipe no movimento hoje estão lá por causa desse casal.
No início de sua história, o grupo Presbiteriano expandiu e ajudou a Igreja do Canadá a iniciar. Ajudou também os Episcopais a realizar dois fins de semana para os protestantes na Irlanda do Norte. Bob & Marjorie e casal-clero Dave & Lucille McCracken foram para a Irlanda do Norte nestes mesmos anos para dar um dos fins de semana. Eles também tiveram a idéia de mobilizar o nosso pequeno movimento levantando dinheiro suficiente para que várias de suas famílias pudessem ir à nossa primeira convenção da família presbiteriana nacional no sul da Califórnia.
Nos últimos anos tem havido vários fins de semana no Peru por famílias de missionários, tradutores Wycliffe e famílias de negócios e igrejas americanas. Cyndi Obed, A filha de um dos nossos casais-clero, Darel & Joretta Griffin, viu a grande necessidade de muitos desses casais, no Peru, e, quase sozinho, organizou os fins de semana em Lima. Em 1997, nosso conselho ouviu de um Executivo Presbiteriano no Quênia, que via a necessidade de seus clérigos e líderes leigos experimentarem o Fim de Semana. Em agosto de 2000, enviou dois casais para o Quênia, onde eles realizaram o primeiro FDS Presbiteriano com 38 casais e então o nosso Conselho comprometeu-se com a realização de três fins de semana e um Profundo no Quênia em agosto de 2001. O nosso desejo era enviar 6 casais e trazer o comunidade Kenya o mais próximo possível de ser autônoma e independente.
A divulgação nos Estados Unidos também continua, como nos últimos anos, e as comunidades começaram ou estão sendo desenvolvidos em Spokane, WA, CA, Eugene OR, área VA Tidewater, Vancouver / Portland, e Chicago IL. Enquanto escrevemos, estão em curso planos para trazer Fins de Semana PME ao P. Collins / Denver e Houston, TX. O Encontro Matrimonial Mundial Católico tem dado ajuda pessoal e financeira substancial para todos que isso aconteça aqui em os EUA e no exterior.
Encontro Matrimonial Presbiteriano junta-se ao sonho que começou há muitos anos por ser uma das 12 expressões de fé do Encontro Matrimonial Mundial.
Igreja Metodista Unida
Em 1976, dois casais que tinham participado Fins de Semana do Encontro Matrimonial Mundial Católico decidiram tentar iniciar uma expressão Metodista Unida. Ron & Carol Wheatley e Rev. Walter e Euna Vaye Brandt encontraram-se na cozinha dos Wheatley em Atchison, KS para começar o planejamento para este sonho. Com a ajuda generosa de nossos irmãos e irmãs católicos, em 10 de outubro de 1976, os primeiros fins de semana da Metodista Unida foram realizadas simultaneamente em Nova York, Kansas e Colorado.
Desde aquela época Fins de semana foram realizados em 36 estados. O primeiro Fim de Semana da Metodista Unida em Puerto Rico foi realizado 12-14 novembro de 1999. Ao mesmo tempo, foi alcançado mais de 200 casais sevidores ativos e ofereceu-se cerca de 150 fins de semana nos Estados Unidos por ano. Infelizmente, experimentou-se redução considerável nos últimos anos. Em 2013, tivemos cerca de 50 casais servidores ativos e ofereceu 14 fins de semana. Com a reescrita o CPO / mentalidade, afastaram-se vários de nossos servidores de longa data que optam por se aposentar em vez de reescrever.
A organização do Encontro Metodista Unida inclui Encontro engaged???? como um programa. Os fins de semana engaged Metodista Unida ter sido oferecido em 24 estados desde a sua criação em 1988, com muitos casais que apresentam ter palestras tanto para Encontro Engaged and FDS. Atualmente está sendo feito um grande esforço porque foi realizado somente um Fim de Semana em 2013.
Encontro Matrimonial United Methodist era afiliado à Junta Geral de Discipulado (GBOD) da Igreja Metodista Unida até 2012. No entanto, em 2013, o GBOD tomou a decisão de não mais oferecer um estatuto de filial para todas as organizações.
O Conselho Nacional de Encontro Matrimonial Metodista Unida é composto por clérigos e leigos casais representativos de cada uma das cinco jurisdições Metodista Unida. Nordeste, Sudeste, Centro-Norte, Central e do Sul Ocidental. Encontro Envolvido também está representado no Conselho Nacional por um clero e um casal leigo. Os membros sem direito a voto do Conselho Nacional incluem o casal Fazenda Nacional, Casal Secretario Nacional,, Clero-Casal Programa Nacional,Casal-Leigo do Programa Nacional, Casal Nacional de Relações Públicas, Casal-leigo Executivo Nacional e Casal-Clero Executivo Nacional.
United Methodist Encontro Matrimonial continua a nossa missão de “construir melhores relacionamentos conjugais para tornar o mundo um lugar melhor.”
IGREJA BATISTA
A formação de cada expressão de fé EMM é um milagre de Deus. O Expression Batista é única porque não é uma denominação. Há muitas diversas denominações e convenções que têm “Batista” em seus nomes. Há também milhares de batistas independentes que não fazem parte de qualquer grupo maior.
Obter consenso de um grupo diversificado como este sobre qualquer assunto é motivo para manchete de jornal. Deus falou para casais batistas no final dos anos 70 sobre ter uma expressão do EMM para as pessoas em sua igreja. Em 1978, batistas de Tennessee, Oregon e Califórnia, quase simultaneamente, solicitaram ao EMM autorização para realizar FDS e esta foi dada, sabiamente, de forma a atender a todas as comunidades de batistas.
Logo em seguida o primeiro Fim de Semana Batista foi realizado em Oregon. Califórnia e Tennessee. A expressão batista do EMM apresentou fins de semana em 16 estados, bem como todas as províncias canadenses e 3 países da Europa. Durante os anos 90 houve retração e em 8 Estados, os FDS foram interrompidos..
2000 produziu o primeiro FDS em Nova Iorque e a mais nova comunidade. Parece haver um ressurgimento com nova equipe-clero e esperanças de expansão na medida em que Deus mostra sua vontade em relação aos casais..
IGREJA UNIDA DO CANADÁ
Encontro Matrimonial Mundial veio para o Canadá em 1973 no idioma inglês, e em 1974 no francês. Em 1978 ,alguns poucos casais (leigos e clérigos) da Igreja Unida que participaram de um FDS adaptaram o programa para ser usado pela liderança da Igreja Unida. O primeiro FDS foi realizado em Winnipeg, em janeiro de 1979, com a ajuda generosa dos anglicanos e católicos. Então, vinha expandindo até que se alcançou ter FDS em 13 centros em todo o Canadá, época em que estavam presentes do Atlântico ao Pacífico, o que agora é uma esperança de recuperar isso no futuro.
IGREJA REFORMADA
A expressão Reformada da Encontro Matrimonial Mundial começou em 1980, após vários casais da fé Reformada terem experimentado um Fim de Semana realizado pelos católicos. Estes casais passaram a discutir a possibilidade de formar a expressão fé reformada. Deus abençoou suas discussões e planos e em janeiro de 1981, o primeiro FDS foi realizado em Grand Rapids, Michigan.
Algumas das primeiras iniciativas foram modestas, mas nos três primeiros anos, houve vinte e sete fins de semana com oitocentos e oito (808) casais. Desde então, o expressão reformada continua a apresentar, em média, onze Fins de semana por ano, com cinco mil e oitenta e sete (5687) casais tendo participado até o momento. Os fins de semana nos primeiros anos foram realizadas apenas em Grand Rapids e Cadillac, Michigan.
A partir desta área foi que se ramificou em outras partes dos Estados Unidos. Eles chegaram a Chicago, Illinois, Lynden, Washington, Vancouver, British Columbia e Paterson, New Jersey. A expansão continuou a Dakota do Sul, Ontário e Alberta, Canadá, (Leste e Oeste de Toronto e Thunder Bay), Minnesota, Colorado, Texas, Califórnia central, Wisconsin, Iowa, New York e Sudeste da Florida. Também chegaram a Nigéria, África, onde realizaram dois finais de semana para casais missionários de sua fé, juntamente com alguns casais nigerianas locais. Têm sido muito abençoados por nosso Deus por tudo que Ele tem feito ao longo destes últimos vinte anos.
IGREJA MENONITA E BRETHREN
Em 1980, a Comissão de Vida Família da Conferência Menonita de Lancaster pediu aos membros da Comissão, Henry & Marian Leaman, para participar de um Encontro Matrimonial luterano para descobrir se seria ou não algo que valia a pena.. Os Leamans tiveram uma experiência positiva e informaram que eles estavam dispostos a fazer todo o possível para trazer este programa único e benéfico para os casais da Igreja Menonita. Três casais adicionais foram escolhidos para trabalhar com os Leamans. Estes quatro casais foram treinados pelos luteranos e católicos. Vários líderes de igrejas menonitas fizeram comentarios teológicos.
O primeiro Fim de Semana Encontro Matrimonial Menonita na área Lancaster. O FDS foi realizado em janeiro de 1982 com 38 casais presentes. A equipe original de quatro casais servido em oito fins de semana daquele ano, chegou até Augusta, Maine.
Em 1986, iniciou-se a fusão das organizações nacionais e mundiais do EMM Menonita. que levou cerca de dois anos. Durante esta fusão e, logo depois, a Igreja dos Irmãos (Brethren) em Cristo se tornou ativamente envolvida que levou à decisão de mudar o nome para EMM Menonita & Irmãos .
No ano de 2000 haviam seis regiões ativas, quais sejam: região oriental do Canadá; Médio (EUA); Grandes Lagos; Lancaster; Pensilvânia; Manitoba; e Virginia. FDS têm sido apresentados em Alabama, Alberta, Colorado, Geórgia, Michigan, Mississippi, e Nova Inglaterra. No ano de 2000, vinte e dois FDS foram programados sendo dois na região recém-formada de Manitoba. Os registros mostram que até o ano de 1999, cerca de 5.000 casais se tinham participado desde o início da expressão. Equipes de língua espanhola fizeram várias viagens para dar FDS em Belize, México, Nicarágua, Equador e Costa Rica. Nosso objetivo é formar casais nacionais de palestras desses países para que eles possam expandir a missão de M & BME na América do Sul e Central.
Encontros Profundos começaram em Lancaster, a região do PA e aumentaram de dois fins de semana em 1984 para 13 fins de semana em 2000. A região dos Grandes Lagos também começou dando Profundos e atualmente oferecem três fins de semana por ano.
IGREJAS ORTODOXAS
Encontro Matrimonial nas Igrejas Ortodoxas foi iniciado por um padre ortodoxo grego e sua esposa, Pe. Jerry & Helene Hall, em 1989, em Ohio. Essa equipe deu fins de semana durante oito anos, somando 120 casais. Fins de semana também foram realizados em Baltimore e Nova Jersey com cerca de 80 casais presentes.
Nesse meio tempo, o P. Jim & Donna Pappas, um padre ortodoxo grego e sua esposa, a partir de Fresno, Califórnia, passou por um Fim de Semana Católico. Eles voltaram “pegando fogo” com o sonho. Em poucos meses, seus amigos de longa data Tim & Krisi Gong também fizeram um Fim de Semana Católico,. Eles, também, queriam levar o Encontro Matrimonial à Igreja Ortodoxa. Católicos do norte e do sul da Califórnia os amaram e encorajaram. Reuniram-se, trocaram idéias e os prepararam. Em outubro de 1999, habilitaram um terceiro casal e em 2000 um quarto.
O primeiro FDS ortodoxo da costa oeste foi dado de fevereiro de 1997, no Centro de Retiro Ortodoxo a leste de Fresno, com os Pappas, os Gongos’ e 2 casais católicos. De 1997 a 2000, os ortodoxos realizaram pelo menos 5 OME fins de semana com mais de 60 casais presentes.

Durante os anos de 1996 a 1998, um casal originalmente do Sul da Califórnia (Dino & Julie Bardossas) participou de dois fins de semana em Fresno que foram realizados por Pe. Jim & Donna Pappas, e depois de participar de um Fim de Semana Profundo, eles começaram a habilitar novas equipes. No entanto, eles se mudaram para Denver, Colorado, em julho de 1998. Depois de participar de um Fim de Semana Católico em Denver durante a julho de 1998, eles estavam determinados a levar o Encontro Matrimonial ortodoxo para as Montanhas Rochosas. Durante os anos 2004, 2005 e 2007, eles se articularam com Pe. Jim & Donna Pappas para liderar três fins de semana (dois em St. Malo de, Allenpark, CO, e um em Glen-Eyrie, Colorado Springs, CO) para um total de 32 casais. Infelizmente, foi difícil para apoiar financeiramente os fins de semana com os palestrantes de fora-do-estado e depois, quando os Bardossas tiveram seu quinto filho, o esforço cessou. Ao mesmo tempo, o grupo na Califórnia deram-se com mais desafios e, finalmente, Pe Jim & Donna Pappas retiraram formalmente a sua adesão à Comunidade Intereligiosa.
Eles têm muitas vezes visto a si mesmos como pioneiros com suas carroças e botas pioneiras no território ortodoxo, mas o Bardossas estavam desafiados a encontrar formas de manter FDS futuros e a continuidade no EMM. O Encontro Matrimonial ortodoxo (aka Pan-ortodoxo) inclui o grego, russo, sérvio, Antiochian e OCA (Igreja Ortodoxa da América).
IGREJA WESLIANA
No outono de 2000 Dave & Kathy DeRose, um casal Wesliano, participaram de uma expressão Batista do Encontro Matrimonial Mundial, em Columbus, Ohio. Durante os poucos meses seguintes, eles tiveram contato com a esposa de seu pastor e a equipe do ministério Matrimonial que estava se formando em sua igreja. Manifestaram então interesse em oferecer o EMM ao membros da igreja na esperança de desenvolver uma comunidade que iria apoiar e encorajar matrimonios com relacionamentos saudáveis em sua comunidade.
Pelo seguinte outono de 2001, um grupo de 9 casais Weslianos ,em Buffalo, NY viajou para Ohio para terem as suas próprias experiências no Encontro Matrimonial. Era um grupo de teste. Como esperado, o entusiasmo destes 9 casais, levou a um Fim de Semana do Encontro Matrimonial a ser realizado em Western New York com 40 casais (outono de 2003). Devido a algumas mudanças de última hora, alguns membros da equipe Batista não puderam dar mais palestras mas Bill & Claire Robbins foram abençoados com casais menonitas clero e leigos, Elam & Doris Stauffer e Jim & Ruth Martin para completar a equipe de apresentação. Deste grupo local de 40 casais houve também o compromisso do Pastor Dan & Martha Duda para tornarem-se um par de apresentação pastoral.
Esses casais originais não começaram com um grande plano, mas Deus mostrou-lhes a necessidade, deu-lhes a inspiração e eles saíram em fé e obediência a confiar nEle. Nosso relacionamento com Deus parece similar ao bosquejo do Fim de Semana EMM. Nós fazemos uma decisão de amar, nós confio-Lo com nossas vidas, nós damos um passo de fé (ou risco para compartilhar) e, em seguida, nós somos abençoados por um relacionamento mais profundo mais gratificante.
Foi nesse momento que o pedido de um acordo de autorização aos Weslianos foi submetido a Encontro Matrimonial Mundial. Na primavera de 2004, os Wesleyanos organizaram um Fim de Semana Metodista com a aprovação da Encontro Matrimonial Mundial que aprovou também um Acordo de Sub-Licenciamento com o Expression Metodista Unida. Isto é, foi quando a denominação Wesleyan foi oficialmente reconhecida como uma secção regional do seu ministério. A adição de um casal equipe pastoral Wesleyano , Dan & Martha Duda, e um casal de apresentação administrativa, Dave & Kathy DeRose, formou-se a expressão Wesleyana e tornou possível realizar dois fins de semana por ano. Estes anos iniciais com a expressão Metodista estabeleceu as bases para a estrutura organizacional, a apresentação de documentos de incorporação, e recrutamento de novos equipe de apresentação. A expressão Metodista era, e continua a ser, uma ajuda monumental na continuação da expressão Wesleyana.
No outono de 2007, um pedido formal foi feito a partir da sede de A Igreja Wesleyana para expandir o ministério e candidatar-se a uma licença individual. Assim, em janeiro de 2008, a denominação Wesleyana teve atendido o seu pedido e uma licença individual foi aprovada para a expressão Wesleyana para continuar o ministério com esperanças de expansão.
Vários casais foram enviados nos finais de semana profundo na esperança de expandir a equipe de apresentação, mas muito poucos daqueles casais seguiram escrevendo palestras. As exceções notáveis foram Dan & Jo Ellen Burns e Jerry & Sharon Lang. Estes dois casais habilitaram a expressão Wesleyana a apresentar fins de semana com uma equipe Wesleyana completa.
Dois dos casais Wesleyanos, Rev. George & Lilieth Haughton e Anthony & Andrea Foster, que participaram de um Fim de Semana Luterana na Jamaica em junho de 2007, e também foram enviados em um Fim de Semana profundo com a esperança de formar uma equipe de apresentação Wesleyan na Jamaica. Fomos informados na reunião de Janeiro de 2014 do Conselho Intereligioso, por Don & Judy Christiansen da expressão luterana que estes dois casais ainda estão escrevendo suas palestras.
Em 2009, o Distrito Central de New York, realizou o FDS mais numeroso no Radisson Hotel em Corning, Nova Iorque. Sessenta casais participaram neste Fim de Semana. No entanto, a logística revelou-se um pesadelo, e a eficácia de um grande Fim de Semana foi muito prejudicada. Inclusive, perdemos Dave & Kathy DeRose, casal administrativo e benfeitor financeiro, depois de este Fim de Semana.
Como os casais leigos se mudaram ou aposentaram, e sem substituições disponíveis, somente foi possível continuar realizando fins de semana duas vezes por ano, com a ajuda de Metodista Unida e Menonita / Irmãos como apresentadores.