Objetivo

O objetivo deste Evento é o de proporcionar um momento Eclesial, onde seja possível aos Sacerdotes, sentirem-se chamados pelo Santo Espírito, para que se sintam motivados a aumentar a sua perseverança, no serviço à nossa Igreja e ao Movimento.  O nosso foco é o de fomentar a convivência e a intersacramentalidade entre os dois Sacramentos (Ordem e Matrimonio), para que todos os sacerdotes participantes do EMM Brasil, obtenham através de um processo de humanização, e de relacionamento dialogal, o sentirem-se amados, pertencidos e valorizados.

 

Público-Alvo

Sacerdotes que já tenham vivenciado um FDS do EMM.

 

Justificativa

O Brasil possui atualmente um número próximo a 70 sacerdotes encontrados com FDS Profundo, com palestras escritas, e aptos a viver Fins de Semana no Brasil. Ocorre que uma grande parcela destes sacerdotes, encontram-se inativos, isto é, sem renovar palestras e sem estar vivenciando os Fins de Semana, ou mesmo Formações de nosso Movimento. A falta da prática do diálogo e de uma relação Intersacramental com os casais, tem sido apontada, como uma das principais causas do desânimo e da redução da disponibilidade dos Sacerdotes para com o EMM Brasil. De fato, nas Dioceses onde há vivência da intersacramentalidade, há mais sacerdotes motivados, entusiasmados e disponíveis ao serviço à Igreja de forma geral.

Quanto menos sacerdotes ativos, os outros sacerdotes encontrados ficam sobrecarregados e, nestas circunstâncias, mais ativismo, em consequência, é obtido. O pequeno número de sacerdotes ativos, limita o crescimento do número de Fins de Semana e de Formações, como também limita a espiritualidade de nosso Movimento, já que como carisma, os dois sacramentos (Ordem e Matrimonio), devem caminhar conjuntamente, na missão de proclamar os seus valores.

A perseverança dos Sacerdotes precisa ser estimulada, para que possamos alimentar o sonho de “mudar o mundo” e de levar o FDS a “mais casais e sacerdotes”.

 

Lema e Tema

 Lema: “Tenho ainda muitas coisas a vos dizer”.  Jo 16, 12.

Tema: Os melhores sacerdotes que possamos ser.

 

Realização

 

Equipe Eclesial Nacional apoiada por todas as suas Áreas Nacionais de Serviço, como também pelas EE Regionais e pelas EE Diocesanas.

 

Logotipo

 

 Descrição: Essa logo tem por base a parábola da figueira, em Mateus 24, 32-33, em que Jesus explicou que a figueira se renovava, crescendo novas folhas, quando o verão estava próximo. Assim, quando as pessoas viam a figueira florescendo, sabiam que o verão estava chegando.  Jesus ensina a importância de dar frutos sempre, e ainda o que irá acontecer, caso pararmos de dar frutos. Em Jo 1, 48 a parábola diz: “Antes que Filipe te chamasse, eu te vi quando estavas debaixo da figueira”. Esta é uma alusão provável à vida consagrada e ao estudo das Escrituras. A expressão é bem conhecida na literatura rabínica, na qual a figueira é comparada à “árvore da ciência do bem e do mal”. Embaixo da figueira, como sua raiz, encontra-se a palavra de Deus (representada pela Bíblia Sagrada). Dela extraímos os valores do Cristianismo, vividos através de nosso serviço ao Encontro Matrimonial (valores estes soprados pelo Santo Espírito). A Santíssima Trindade tal como a nossa relação intersacramental (Sacerdócio e Matrimônio), está expressa através do tronco da figueira.

 

Ficha de Inscrição

 Problemas com a visualização da ficha de inscrição? Clique aqui.